Os tratamentos de ortodontia, tais como os bráquetes, ajudam a mover os dentes que estiverem tortos ou que não se ajustam entre si corretamente. Ao solucionar estes problemas, a ortodontia pode, também, ajudar você a manter a boca sadia. Os dentes que estão tortos podem ser mais difíceis de limpar, aumentando, assim, o risco de cáries e problemas nas gengivas.
Com o auxílio de radiografias e outras ferramentas, o seu dentista decidirá se você precisa ou não de tratamento ortodôntico.
É a área da Odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decídua(de leite), mista e permanente e seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo os crescimentos irregulares.
PERGUNTAS FREQUENTES
COMO É FEITO O TRATAMENTO ORTODÔNTICO?
Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são usados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE APARELHOS ORTODÔNTICOS?
Os aparelhos podem ser divididos em dois grupos: fixos e removíveis.
Aparelhos fixos: são unidos aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento. São compostos por bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos), tubos e anéis, que suportam o arco metálico responsável pela movimentação dentária. Permitem maior movimentação dos dentes e independem da colaboração do paciente.
Aparelhos removíveis: são encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo dentista e dependem da colaboração do paciente. Podem ser ortodônticos, os quais realizam pequenas movimentações dentárias; ou ortopédicos, utilizados nas correções de alterações ósseas. Hoje em dia, existem aparelhos transparentes em que as peças de suporte se confundem com a coloração do dente e proporcionam uma melhor estética.
DEVO VOLTAR AO DENTISTA APÓS O FINAL DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO?
Após o tratamento ortodôntico, seja ele fixo ou removível, o paciente deverá voltar ao consultório para que o dentista continue avaliando o reposicionamento dos dentes, pois é muito importante que o tecido ósseo e os tecidos adjacentes estejam consolidados com o novo posicionamento dos dentes.
NUNCA MAIS VOU PRECISAR USAR APARELHO?
Um novo aparelho fixo ou removível após o tratamento ortodôntico ajudará para que os dentes se acostumem com o novo alinhamento dental. Este aparelho será desenhado para limitar a movimentação dos dentes, evitando que o paciente volte para o tratamento ortodôntico Este aparelho deverá ser usado 24h de 6 meses a 1 ano, removendo apenas para as refeições e para higiene do aparelho e higiene bucal. Após este período, ainda é recomendável usar o aparelho ortodôntico no período noturno de 6 meses a 1 ano, para absoluta estabilização dos dentes nas posições definitivas. Lembrando que o prazo pode variar de acordo com o caso.
QUANDO DEVE SER INICIADO O TRATAMENTO?
A melhor idade é entre os 10 e os 14 anos, esse é o momento em que a cabeça e a boca dos jovens ainda estão crescendo e é mais fácil direcionar os dentes, mas é possível usar aparelhos de ortodontia em qualquer idade. Na verdade, cada vez mais adultos estão utilizando.
Compartilhar :